sexta-feira, 10 de julho de 2009

Carta de D. Eugênio Rixen (Assessor Nacional) para o dia dos Catequistas


CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL

Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética

Brasília-DF, 6 de Julho de 2009

CAT- n° 0482

Prezado (a) Catequista,

“Nosso coração arde, quando Ele fala, explica as escrituras e parte o pão”. Lc 24,32.35

No dia 30 de agosto celebramos o Dia do Catequista, quando somos convidados a refletir sobre a nossa vocação e o exercício do nosso ministério eclesial.

Neste ano, o nosso dia tem um significado especial por causa do Ano Catequético. Muitas paróquias, dioceses e mesmo regionais já se organizaram para dias de reflexão, confraternização e oração, fortalecendo assim nossa caminhada de fé, nossas relações humanas e nos capacitando melhor para o anúncio do Evangelho.

Como os discípulos de Emaús, somos convidados a caminhar com Jesus na nossa angústia, no diálogo, na escuta da Palavra, na partilha do pão em vista do anúncio de sua presença em nosso meio. Às vezes, a estrada pode ser difícil, cheia de pedras e espinhos, mas Jesus não nos abandona. Ele é nossa força e nossa luz.

Mais do que nunca, precisamos formar verdadeiros (as) discípulos (as) e missionários (as) de Jesus Cristo. “Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria” ( DAp. 29.)

Unamos os nossos corações em orações para o bom êxito da 3ª Semana Brasileira de Catequese, que acontecerá no bairro de Itaici, município de Indaiatuba (SP) do dia 6 a 11 de outubro deste ano. Vamos refletir juntos sobre a “Iniciação à Vida Cristã”. Diante da descristianização galopante, da fragilidade que sentem muitos católicos frente aos desafios da realidade atual, diante de um mercado religioso cada vez mais diversificado, precisamos anunciar e testemunhar que Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida.

No Sínodo dos Bispos (outubro 2008) a reflexão foi sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja. Na ocasião, houve uma grande insistência para que a Bíblia se torne o primeiro livro da catequese. A Palavra é o caminho do encontro com Deus e a sua meditação nos ajuda a conformar cada vez mais nossa vida à do Mestre. “Tende em vós os mesmos sentimentos de Jesus Cristo” (Fl 2,5).

Que Deus nos abençoe! Nos ilumine! E nos dê a sua força neste nosso ministério de catequista.

Obs: Esta carta deverá ser lida no dia do (a) Catequista ou na data escolhida pelas comunidades para Celebrar o Dia do Catequista em agosto de 2009.

Ir. Zélia Maria Batista, CF Maria Cecília Rover

Assessora Assessora

Dom Eugênio Rixen

Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética