sexta-feira, 24 de abril de 2009

Romaria Diocesana dos Catequistas ao Santuário Nacional de Aparecida - 30-Agosto-2009

ROMARIA ESTADUAL DOS CATEQUISTAS REGIONAL SUL 1

Preparação para a Romaria ao Santuário Nacional de Aparecida: 1- Pela Rede Vida: Divulgação do evento através de chamadas feitas durante a programação a partir do início de agosto; notícias no JCTV (18h) 2- Tribuna Independente (14-Agosto-2009) com Dom Paulo Mendes Peixoto e membros da Equipe de Coordenação do Regional: Vanilda / Pe. Milton. Tema: O Ano Catequético no Regional Sul 1, Texto Base e Romaria.

SANTUÁRIO NACIONAL DE APARECIDA
C ARTAZ DE DIVULGAÇÃO
Tribuna Papa Bento XVI

Programação

Dia: 29-08-2009 (Sábado)
18h00 - Acolhida Sub-Região de Aparecida
19h00 - Missa
Presidida por D. Paulo Mendes Peixoto (bispo de São José do Rio Preto)
Bispo Assessor do Regional Sul 1
20h00 - Caminhada Luminosa em louvor a Nossa Senhora

Dia: 30-08-2009 (Domingo)
06h00 – Acolhida (04 entradas de Aparecida)
07h00 – ENTRADA NO SANTUÁRIO NACIONAL DE APARECIDA
08h00 – Missa do Regional Sul 1
Presidida por Dom Eugênio Rixen - bispo de Goías
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética
09h10 – Animação (Diocese de São José dos Campos) – Acertar o som antes da missa
09h45 – Palavra de Acolhida do Assessor do Regional Sul 1 - Bispo Dom Paulo Mendes
Palavra de Acolhida do Assessor da CNBB – Dom Eugenio Rixen
Apresentação – Memória dos 50 Anos de Catequese
Animação
Irmã Zélia
12h00 – Benção de Envio – Bispo. Dom Paulo Mendes / Dom Eugênio Rixen

Programação Livre para cada Diocese/Paróquias:
12h20 – Almoço
13h30 – Passeio
15h30 – Retorno

Fazer a Celebração da Romaria Diocesana dos Catequistas ao Santuário Nacional (proposta do RP2 - Regional Sul 1).

Obs: Não esquecer de identificar ônibus da sua Romaria.

Cllick aqui para ver Mapa de Localização do Santuário Nacional de Aparecida



O Evento

A Romaria ao Santuário de Aparecida acontecerá no dia 30 de agosto - Dia do Catequista como momento de fé e compromisso no Ano Catequético Nacional: “ Catequese, caminho para o discipulado”. “Como discípulos e missionários, queremos proclamar o Evangelho, que é o próprio Cristo”. “Como cristãos somos portadores de boas novas para a humanidade, não profetas de desventuras”.(DA 30). Queremos caminhar com Maria, discípula missionária que “como mãe de Cristo e, depois, dos discípulos, viveu sua peregrinação da fé em busca constante do projeto do Pai” ( DA 266 ).


O Tema

O tema de nossa peregrinação é “Catequistas com Maria no caminho para o discipulado”. Uma grande mobilização está acontecendo em nosso regional, o estado de São Paulo e em todo o Brasil. É gratificante ver catequistas de todas as dioceses, de diferentes cidades e realidades se organizando para a peregrinação. Venha participar você e sua comunidade da Romaria consagrando sua vida e sua missão à Maria, padroeira do Brasil.


Ano Catequético: Catequese, caminho para o discipulado

A Igreja ao celebrar 50 anos do primeiro Ano Catequético, quer dar continuidade e dinamismo ao movimento catequético e fazer com que todas as Dioceses, Paróquias e comunidades sejam de fato comunidades catequizadoras, cuja centralidade é a formação para o discipulado. Neste sentido, a 44ª Assembléia Geral dos Bispos (2006) aprovou por unanimidade a realização de um Ano Catequético. A iniciativa é resultado da importância e valorização que a Igreja vem dando à CATEQUESE, como ficou expresso no processo de elaboração do Diretório Nacional de Catequese (DNC – 2002 a 2005); e também na V Conferência de Aparecida (2007). Sem o impulso da catequese não há como formar discípulos missionários.


Em comunhão com O Objetivo do Ano catequético

O objetivo do ano catequético se expressa da seguinte forma: Dar novo impulso à catequese como serviço eclesial e como caminho para o discipulado. A busca de novo impulso à catequese, levando à consciência de que a catequese é uma dimensão de toda ação evangelizadora. Uma ação eclesial só é evangelizadora se também catequiza. Catequese não é portanto uma ação restrita aos ministros da catequese, mas é de todo cristão. Com isso há necessidade de recuperar a concepção de catequese como processo permanente de educação da fé e não somente preparação aos sacramentos ou destinada somente às crianças.
Catequese como caminho para o discipulado traz presente a necessidade do encontro pessoal com Jesus Cristo e conseqüentemente o seguimento e a missão: todo discípulo é missionário.

O grande mutirão catequético está centrado na iniciação à vida cristã, no discipulado missionário, à luz do itinerário dos discípulos de Emaús (Lc 24,13-35).


Programação

Dia 29 ( Sábado) – Momento Mariano

19h - Celebração Eucarística presidida por Dom Paulo Mendes Peixoto, bispo de São José do Rio Preto – SP e responsável pela Animação Bíblico-Catequética no Regional Sul I – CNBB

20h – Procissão luminosa em louvor a Nossa Senhora

Dia 30 ( Domingo) – Grande Concentração e Celebração Eucarística

08h - Celebração Eucarística presidida por Dom Eugenio Rixem, bispo de Goiás – GO e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética – CNBB

09h30 – Grande concentração na Tribuna “Papa Bento XVI” para o momento de catequese: memória histórica e apresentação musical

Não esqueça de identificar os ônibus com faixas sobre o Ano Catequético.


Participe

Para os que não forem para Aparecida:

Sintonizem nas TVs que transmitirão o evento;

Rezem conosco!;

Valorize este dia! Participe em sua comunidade, catequistas e catequizandos;

Divulguem o tema da Romaria: “Catequistas com Maria no caminho para o discipulado”;

Consagrem o dia do catequista a Maria, discípula missionária de Jesus.